quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Causas do uso de antidepressivos e ansiolíticos

Não dá pra ficar sem medicamento!!!!  
Levanta as 4:30h pra levar irmão à Congonhas - volta pra casa (cidade Jardim)- espera até as 10hs pra poder sair e continuar com os compromissos.

Por que as deeezzz?????

A porra nossa do rodízio de cada dia.

Chega ao médico na Mooca as 11:15h.

O médico atrasa 1h. Saio as 12:22h.

Vou ao banco e supermercado. Coisa básica....

De volta ao lar 15:10h

45ºC na rua. Só o banco com ar condicionado. O transito de merda.

Que delícia de dia....por isso eu tomo Sertralina. 



quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

O diagnostico dos transtornos de ansiedade e depressão

Antes de qualquer coisa, quero esclarecer que não sou psiquiatra, psicóloga, terapeuta ou tenho autoridade ou capacidade para fazer diagnósticos, receitar medicamentos.
Eu sou a desequilibrada que vai no psiquiatra, no terapeuta, tomo 100mg de sertralina, 50mg de fluoxetina e 4mg de lorazepan.

Não me lembro exatamente quando começaram os primeiros sintomas mas um dia foi especialmente marcante, pois foi a primeira vez que surtei....não sei que shit foi aquilo, se foi crise de pânico, ansiedade, fobia what ever!

Nunca gostei muito de fazer compras no estilo "vou ver e experimentar tudo em todas as lojas por 5 horas". Quando preciso comprar vou focada, sei o que quero, a faixa de preço e detesto gastar horas em shoppings.

Foi em 1998, sábado 14hs, Shopping Ibirapuera, 1 semana antes do Natal tive a brilhante ideia de comprar roupas novas para o Natal e Reveillon.  

Devia haver 4 pessoas por m²!!!! um barulho do inferno, aquele mar de gente que só se compara à estação Sé as 5 da tarde! Um horror!!! As lojas abarrotadas de mulheres histéricas se digladiando em araras de roupas.

Não conseguia pensar e tudo aquilo parecia um filme de Federico Felline. Era como estar num quadro de Dallí....surreal. Pegava as roupas aleatoriamente e
ia para o provador e lá, ficava 10 minutos paralisada olhando para o espelho.

A minha terceira e ultima tentativa de compra foi numa sapataria, que estava mais tranquila. Escolhi dois modelos da vitrine e pedi a vendedora: Por favor, este e aquele tamanho 36. A jovem foi buscar os pares....sentada depois de 2 minutos saí correndo falando Bem alto: preciso sair daqui! preciso sair daqui!!!!

Fui para o estacionamento completamente desvairada, felizmente não demorei muito para encontrar o carro. Saí do estacionamento e entrei em modo espera. Minha cabeça era um imenso vazio sendo pressionado por mão gigantes! No estilo piloto automático cheguei em casa catatônica e jurando nunca mais ir ao shopping.

Este foi meu primeiro sintoma de síndrome do pânico e fobia de multidão.

Não dei muita importância ao surto considerando o episódio apenas como estranho.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

O Preconceito

Geralmente a depressão,os demais transtornos comportamentais e seus tratamentos são vistos com preconceito fundados na ignorância.
Depressão, TOC, pânico, ansiedade são doenças que na maioria das vezes tem que ser tratadas com medicamentos e terapia.

Depressão não é preguiça ou má vontade!
Ansiedade não é chilique!

Só quem já passou por aquela sensação que tem um elefante sentado no peito sabe do que estou falando!

Em 2002, estava com síndrome do pânico e depressão e fui convidada para o almoço de aniversário de um grande amigo. Passei a manhã como se estivesse no inferno, chorava porque queria ir e chorava porque não queria sair de casa.

Os sentimentos são indescritíveis e incontroláveis!

Outro fator de preconceito são as medicações:

Estes transtornos são causados por desequilíbrio químico, dos neurotransmissores, portanto é uma doença como o diabetes e hipotiroidismo.Tem que tomar remédio todo dia! Não adianta querer fugir!

Houve uma época que quis parar de tomar remédios , eu mesma com uma visão preconceituosa de que poderia controlar tudo apenas com determinação e terapia.

Por 1 ano e meio consegui.....mas sem perceber a ansiedade, fobias, depressão voltaram. Eu mesma não me aguentava!!!!!! Me sentia um nada prestes a explodir. Eu era um buraco negro!

Nessa hora minha irmã deu um ultimato: por favor, procure um psiquiatra e volte a se medicar!!!!! você está completamente descompensada!!

E estava mesmo!!! louca, louca, louca!